American Pronunciation: Sotaque


 

Clique para acessar o texto: American accent transcription

Clique para escutar o áudio do programa:

http://www.englishpronunciationpod.com/podcast_36.html

 

O sotaque é uma maneira particular de uma pessoa falar determinados sons em um língua ou grupo de palavras que pode ser própria de uma região, classe ou grupo social, etnia, sexo, idade ou indivíduo,  e pode-se caraterizar por mudanças de ritmo, entonação, ênfase ou distinção fonêmica. “É também o nome usado para a pronúncia imperfeita de um idioma falado por um estrangeiro.” (Wikipédia).

O aprendiz de qualquer língua estrangeira pode ter sotaque para  denunciar a sua origem. Se você for a Bahia vai notar a diferença no ritmo, nos significados das palavras, expressões, etc. Da mesma maneira, um bahiano pode achar estranho ou diferente a maneira como falamos (paranaenses). A verdade é que o sotaque não é ruim, apenas revela às outras pessoas sua origem. O sotaque deveria ser comprendido como motivo para orgulho, afinal, eu me orgulho de ser paranaense e, acima de tudo, de ser brasileiro. Então, por que você  deveria treinar alguns fonemas (sons) de uma língua estrangeira?

A resposta é simples, alguns sons (fonemas) de uma língua estrangeira como o inglês não existem na língua portuguesa brasileira. De fato, alguns sons são semelhantes, mas não é igual tenha certeza disso. Os estudantes aprendem a pronunciar a palavra ‘love’ como /lóv/, o correto é /lʌv/ (veja no dicionário Cambridge). Essa diferença chamamos de sotaque.

Às vezes o sotaque pode atrapalhar: imagine que um navio está prestes a afundar por causa de uma tempestade, o capitão fala inglês e você também; mas a sua língua materna é o alemão. É o seu primeiro dia na guarda costeira. Você assume o seu posto, cheio de espectativa. A tripulação do navio está em apuros. O capitão entra em contato dizendo “We are sinking! We are sinking!”. Você atende e diz timidamente ” Hello, I’m George. What do you sinking about?”

Veja o vídeo

O navio afundou ou não?

Claro que sim!!!!! Todos morreram por sua culpa. Onde você estudou inglês? O que você errou? Simples meu caro (minha cara)! O capitão disse “Estamos afundando” e você entendeu “Qual é a sua opinião sobre…” porque “sinking e thinking” para algumas línguas tem o mesmo fonema, mas não tem não. Sem mencionar que você  foi educado dizendo “Oi” e se apresentando com “Me chamo George”. Se um navio está afundando, será que tem relevância se apresentar? Eu acho que  não. Cada minuto perdido, se concretiza a certeza de que não haverá sobreviventes.

Espero que tenha entendido que o sotaque é parte de você, é a sua origem, é o que te constitui como sujeito pertencente a uma massa cultural. No entanto, você precisa ser inteligível quando se comunica. Inteligível?! Você precisa ser facilmente compreendido quando falar inglês. O sítio English Pronunciation Podcast pode te ajudar, o dicionário e os simuladores Phonetics e Phonemic Chart (todos os links estão à esquerda) também serão úteis.

Existe alguma maneira mais fácil de melhorar a pronúncia sem estudo? Não. Você vai progredir se estudar muito mesmo, para estudar você vai precisar praticar as palavras que está com dificuldade, só o treinamento pode te ajudar. Boa sorte! Agora se quiser passar vergonha ou ser preso (:), a escolha é sua.

Mas não exagere

 

Anúncios

2 comentários sobre “American Pronunciation: Sotaque

  1. Ótimo post! E para melhorar a pronuncia, somente com muito treino. Tanto na parte prática, quanto na parte “passiva” da coisa, que é ouvir, e ouvir muito…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s