Escolinha do Professor Raimundo “Então não podemos perder nem um segundo” – O genial Chico denunciando a precariedade da Educação


O caminho (para mudar a cultura pedagógica reinante) parece ser a criação de uma cultura avaliativa no sistema educacional de forma a promover uma competição sadia entre as escolas, enfrentar com coragem e determinação o corporativismo malsão que domina os profissionais da educação e os empresários do ensino privado. Esta não é uma tarefa fácil nem rápida. É um projeto para a próxima geração, não para a próxima eleição. Nesta luta, não podemos nos dar ao luxo de desprezar qualquer aliado. O lobby dos empresários que precisam de competitividade tem que ser exercido junto a todos os atores do processo, desde o Governo Federal até os prefeitos dos menores e mais pobres municípios, dos grandes empresários do ensino à pequena sala de aula de fundo de quintal das favelas.

Muito se discute sobre como avaliar a escola, seu currículo, seus alunos, seus professores. Esta é uma discussão estéril.

É preciso avaliar tudo, de todas as formas imagináveis, discutir os resultados, divulgar seus indicadores, promover o debate com toda a sociedade, utilizando todos os meios de comunicação possíveis.

E a urgência desta revolução na cultura de nosso sistema educacional é como a história daquele sábio que, ao plantar a semente de uma árvore com certa pressa, foi lembrado por um discípulo que a árvore levaria cem anos para crescer e imediatamente retrucou: ‘Então não podemos perder nem um segundo!’

Sergio Costa Ribeiro, educador e físico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s