Candói: Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal


O jornal Diário de Guarapuava divulgou recentemente uma reportagem sobre a gestão fiscal dos 22 municípios da região de Guarapuava baseada nos resultados do Índice Firjan de Gestão Fiscal. Segundo a matéria, Candói se destaca pelo conceito B. Poucas cidades brasileiras pertencem a este grupo de classificação.

Em 2011 a Firjan (ano base 2009) divulgou outro ranqueamento que avalia e classifica o desenvolvimento dos municípios brasileiros atribuindo conceitos a Educação, Saúde e Emprego & Renda. Candói é considerado de desenvolvimento moderado, com IFDM em 0.6339. Em Educação foi 0.6847, Saúde 0.8621, Emprego e Renda 0.3548.

Os investimentos estão concentrados em Saúde e não em Educação, geração de empregos e melhor renda para o trabalhador.

Os gestores públicos entenderam errado a Lei de Responsabilidade Fiscal porque não é meta de gasto 54% em pessoal, mas sim limite máximo. O prefeito de Maringá poderia nos ensinar a como administrar melhor um município.

Quando uma prefeitura pretende economizar com pessoal logo ataca as escolas rurais. Condenando os filhos dos agricultores a uma baixa escolaridade. A evasão escolar ocorre também quando a distância da residência até a escola é longa, tornando mais cansativo e desmotivante a frequência escolar.

Não podemos nos esquecer que o abandono das escolas rurais faz o Brasil e Paraná amargar uma alta taxa de analfabetismo e infelizmente se concentra principalmente no campo. Educação pública, universal e de qualidade é o pilar capaz de garantir qualquer desenvolvimento sustentável. Direito conquistado em 1988 para todos os brasileiros.

Os resultados positivos dos últimos anos como redução da pobreza aconteceu devido a maior nível de escolaridade, redução no número de nascimentos, melhor qualidade no atendimento a Saúde da gestante, redução da transmissão de AIDS de mãe para filho. Pela primeira vez o número de estudantes de nível superior no Paraná é maior no interior do Estado, resultado positivo alcançado pelas políticas de interiorização das universidades estaduais e crescimento das faculdades particulares.

O  caminho definitivamente é Educação.

Acesse IFDM 2oo9 para ver outros resultados.

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