“Candói tem Educação de primeiro mundo”


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. A nota mínima para a rede de ensino ser considerada de qualidade precisa ser 6.o, nota mínima do padrão de qualidade de países desenvolvidos. O resultado do indicador melhora quando o aluno não reprova, frequenta a sala de aula e aprende.

O Ideb é criticado por muitos gestores de escolas públicas e educadores, mas nas observações se esquecem que o salário indigno é dinheiro público.

A importância deste indicador para a escola, pais, alunos e gestores serve para procurar soluções para melhorar o ensino, melhorar a frequência nas aulas e diminuir a reprovação a partir do sucesso do educando.

Se o seu filho estuda em escola pública mantida com dinheiro público seja na rede municipal de ensino ou estadual é natural que você se preocupe com o aprendizado e frequência do filho na escola.

Infelizmente muitos pais e educandos acreditam erroneamente que a escola é gratuita. É mentira. Os pais podem não pagar um boleto com a mensalidade do filho, mas já pagaram ou ainda estão pagando com trabalho na iniciativa privada ou pública com a alta carga tributária.

Se seu filho ficar com uma nota média anual 4.5 estaria reprovado porque não alcançou o mínimo de aproveitamento das disciplinas que é 6.0 em cada uma.

No Ideb é a mesma coisa. Se uma escola tem uma nota menor de 6.o é o mesmo que dizer que os educandos foram reprovados, os educadores foram reprovados, os pais e os gestores públicos. Poderíamos dizer que sociedade, Estado e família reprovaram porque de acordo com a lei todos são responsáveis pela Educação das crianças e adolescentes.

As notas das escolas municipais reprovadas de Candói na avaliação do Ideb são:

4.2 para Escola Municipal HERACLIDES M. DE ARAUJO, Lagoa Seca – Campo

4.8 para Escola Municipal ORMI FRANCA ARAUJO, Cidade 

3.7 para Escola Municipal FRANCISCO S BUENO, Cachoeira – Campo

5.0 para Escola Municipal EMILIO FRCO SILVA, Paz – Campo

5.4 para Escola Municipal SAO PEDRO, São Pedro – Campo

Algumas escolas não têm nota. Mas a maioria está na lista citada acima. Todas elas estão reprovadas, não são escolas de qualidade. Então podemos dizer com clareza que todos nós estamos falhando na garantia da qualidade do ensino enquanto sociedade, Estado, pais, educadores e educandos.

Cabe ressaltar que nenhum um grupo tem mais ou menos culpa pelo fracasso escolar das nossas crianças, mas todos, sem exceção.

Se você torceu o nariz para essas informações, lamento, mas você também está jogando o seu dinheiro no ralo.

Agora se pergunte: se a escola foi reprovada e meu filho passa todos os anos, por que será que ele continua sendo aprovado sem aprender?

Pergunte ao Ministro da Educação. Ele tem a resposta. Se ele sugerir que a pobreza é o limite. Pode rir porque é piada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s