A zona rural concentra 66% do total de não leitores no País e as capitais, 22%


Os brasileiros não são fãs da leitura e isso não é nenhuma novidade. Alguém já se perguntou o porquê? Os maiores gênios da humanidade estão abandonados nas estantes basicamente pela ineficiência no ensino de crianças. Sabe-se desde os anos sessenta que os filhos de famílias com menor poder aquisitivo e possivelmente isoladas geograficamente enfrentarão no contexto escolar mais dificuldade para aprender a ler e escrever. Porém, não é fator limitador. A criança pode se desenvolver adequadamente no ambiente escolar mesmo advinda de família com menos instrução formal.

A leitura é um direito básico de todo cidadão brasileiro. Ela não é um direito direcionado as classes tradicionalmente opressoras que sobrevivem por meio da exploração daqueles que historicamente não tiveram as mesmas condições socioeconômicas.

Uma cidade mesmo que pequena geralmente tem uma biblioteca pública com livros doados ou comprados pela prefeitura. Mas por quê as pessoas não estão lendo? A maioria das bibliotecas funcionam em horário comercial, quando as pessoas estão trabalhando. As escolas públicas e bibliotecas públicas fecham no fim de semana. Aonde encontrar livros? Na livraria física alguém diria, onde? Cidades pequenas não têm livrarias.

As prefeituras, em sua maioria, não promovem eventos culturais dentro das bibliotecas, a estrutura física das bibliotecas é pouco atraente até para os adultos, vamos imaginar se uma criança gostaria de um ambiente que lembra só coisa velha e desinteressante. Acho que nem elas frequentariam.

No campo, as bibliotecas, com acervo limitado, estão dentro das escolas municipais, mas essas escolas não estão abertas ao público no fim de semana.

As secretarias de Educação e Cultura dos municípios deveriam promover mais eventos capazes de atrair a atenção das famílias para dentro das bibliotecas e escolas. Afinal, ler e escrever é um direito elementar para a promoção da cidadania.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s