Candói decepciona no IDEB 2012


Os novos resultados do IDEB, índice que mede a qualidade do ensino público brasileiro, aponta uma melhora significativa na qualidade do ensino nos anos iniciais da Educação Brasileira de primeiro ano a quinto ano. No entanto, uma redução da qualidade nos anos finais do ensino fundamental no Brasil.

Entretanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental de primeiro a quinto ano, Candói foi na contramão da média nacional que tinha em 2005 3,7; em 2007 4,2; em 2009 4,7; conseguiu ficar pior em 2011 com apenas 4,3 (a meta era de 4.5) .  As  escolas estaduais também ficaram na mesma média obtida em 2009 ou baixaram a nota em 2011.

Há duas formas razoáveis de melhorarmos o desempenho das escolas públicas brasileiras no ideb. A primeira, não se colocasse mais dirigentes políticos no Ministério da Educação. Ele deveria ser como o IBGE, com profissionais de carreira e respeitado pelos professores, pesquisadores e sociedade civil – o que não é o caso do MEC. A segunda, seria deixar de investir em universidades federais e estaduais, revertendo toda essa verba pública para construir escolas e preparar professores.

As universidades federais e estaduais sobreviveriam de doações, mensalidades, patentes e pesquisas. Os menos favorecidos economicamente poderiam concorrer a vagas nessas instituições desde que também tivessem atividades extracurriculares frequentadas desde os anos finais do Ensino Fundamental como Olimpíadas da Matemática e Língua Portuguesa para receber descontos nas mensalidades.

Eu sei. Sou sonhador demais e ninguém no Brasil, nem mesmo a presidenta Dilma tem coragem de revolucionar o educação brasileira. É melhor continuarmos a formação medíocre que temos oferecido as crianças e adolescentes porque educação não dá voto a ninguém. Além disso, estamos na Era da Mediocridade. Medíocre ensina medíocre. Viva! Somos medíocres.

No município? Pergunte ao seu candidato a prefeito ou vereador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s