Unificação das disciplinas do Ensino Médio é voltar à ditadura


Depois do vexame nos resultados do IDEB do Ensino Médio Público, Mercadante, ministro da Educação, sugeriu um rearranjo no currículo das atuais 13 disciplinas – em algumas escolas chega a 20 – em áreas temáticas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Outra proposta do ministro seria mudar da Prova Brasil que tem um número menor de participantes para o ENEM, que é quase censitário. A intenção das propostas seria destravar a estagnação.

As duas ideias são estranhas. Porque se mudar da Prova Brasil para o ENEM com o intuito de avaliar a qualidade do Ensino Médio estaríamos aceitando a ‘exclusão’ de estudantes menos preparados. Teríamos uma maquiagem dos dados. Nenhum jovem pode ser deixado para trás. A mudança para o ENEM compor o IDEB do Ensino Médio é concordar que as minorias não merecem atenção. A escola não pode selecionar, mas o ENEM e sociedade civil podem selecionar para excluir os menos preparados. Estamos na Era do Conhecimento Medíocre.

O currículo por áreas do ENEM é voltar nos anos 70, na ditadura militar. A proposta acabaria com os professores especialistas por disciplina para uma formação geral como ocorre no curso de pedagogia, onde se aprende de tudo, e não se consegue sair da universidade com toda a bagagem necessária para enfrentar uma classe com quarenta alunos. Aliás, a formação dos pedagogos ainda é uma mácula da ditadura.

Nas entrelinhas das propostas podemos ler o fim da carreira de professor especialista e efetivamente a redução de custos para a federação, os estados e os municípios.

Deveria existir uma avaliação para medir o desempenho dos ministros de Dilma. Para começar, que tal avaliarmos Haddad e Mercadante?

Eu daria 3.3 para ambos, de 0 a 10.0. A média para ser bom é 8.0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s