Hoje é dia de comemorar


Hoje, sete de outubro, é dia de comemorar a democracia independente dos candidatos ou partidos escolhidos por mim terem ou não vencido esta eleição. Temos ainda inúmeros motivos para não acreditar na democracia, no direito conquistado pelas mulheres de votar. Mas poucas décadas atrás as mulheres brasileiras não tinham nem mesmo esse direito básico. Muitas delas não conhecem a importância do seu voto porque sofreram ao longo desses anos todo tipo de violência.

A mais grave violência é condená-las a marginalização social para viver submissas aos comandos de homens sexistas e ignorantes até mesmo no jeito torto de caminhar.

Adolescentes e jovens de todas as etnias e credos também podem votar e não precisam se preocupar com a perseguição política porque o voto é secreto e o direito a privacidade é garantido pelo Tribunal Superior  Eleitoral brasileiro.

Espero que o prefeito eleito ou reeleito em qualquer lugar do Brasil, mas em especial em Candói, saiba cuidar e garantir os direitos básicos  contidos na constituição brasileira de 1988 com zelo veemente dos direitos humanos proclamados pela Organização das Nações Unidas com sabedoria para promover a cidadania no mais irrestrito sentido.

Assim, não vamos mais ter a vergonha de saber que ainda temos cidades condenadas ao analfabetismo porque o estado brasileiro, hoje democrático, não conseguiu devolver esse direito ao cidadão e a cidadã, que não seja mais preciso ver crianças expostas nas ruas à violência, que nem uma mãe durma preocupada com onde dormir e o que oferecer aos filhos para comer.

Sou pessimista pela insensibilidade da nossa sociedade em entender que a Educação é a base para o desenvolvimento sustentável e que devemos buscar incansavelmente oferecer as nossas crianças e adolescentes a melhor do planeta. Mas agradeço a todos os que lutaram contra a ditadura e que de alguma forma ativa ou colaborativa apenas promoveram  as mudanças das últimas duas décadas.

A persistência e a luta continuam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s